
Capítulo 3
INOVANDO O VALOR PARA OS CLIENTES, CONSUMIDORES E O MERCADO
O termo “Inovação” é a bola da vez. Quando perguntamos às pessoas o que elas entendem por Inovação, depois de algum silêncio e dificuldade para a sua expressão, obtemos uma resposta que aponta na sua quase totalidade das vezes, para algo novo e incomum, um produto ou um serviço ainda não conhecido, o qual por suas características físicas e funcionais proporciona aos seus usuários um benefício na maioria das vezes inédito.
Não nos damos conta, mas a nossa vida identifica-se por convivermos permanentemente com Inovações, de toda a ordem e origem, onde a Internet, telefone celular, revistas e bibliografias dedicadas, são os principais veículos de sua disponibilização, na maioria das vezes por nós não percebidas à medida que vão surgindo. O mais importante destas situações, está no fato destas “novidades” passarem a afetar significativamente o nosso dia-a-dia pessoal e profissional, quando não mudarem nossa vida de forma bem radical. .
Estas influências estão intimamente relacionadas ao que denominamos de Utilidade que nos é oferecida por estas novas formas das coisas serem. Assim, uma bem próxima, e que nos trouxe uma inestimável contribuição foi o videocassete, fazendo a migração do cinema como forma de entretenimento a partir das enormes salas específicas, para a condição de transmissão de informações e conhecimento agora dentro das organizações. Paremos e raciocinemos para perceber a importância e as contribuições do que podemos denominar de “cinema nas organizações”. Foram inúmeras as utilidades deste novo formato da comunicação: treinamentos gerenciais e operacionais, comunicação de novos produtos e serviços para os clientes e mercados, mídia institucional em eventos e outras formas de promover o conhecimento organizacional.
Porém, nem bem esta singular forma de comunicação - o videocassete - se consolidou, avançou-se para um novo estágio inovacional da comunicação que é a Internet.
O que se pode perceber nesta seqüência de eventos é a constante preocupação com a Inovação do Valor. A Informação não foi inovada com a utilização do cinema como meio, posteriormente com o videocassete e agora com a Internet. A Informação continua sendo a informação. O que se inovou foi o Valor da Informação, pela condição desta ser cada vez mais contextualizada pela rapidez de sua oferta, por estar disponível quando de sua necessidade, pela sua instantaneidade, atualidade, conectividade e precisão.

A Nova Fábrica de Calçados -NFC é a fábrica da Inovação do Valor para os seus clientes, usuários e mercados.
A Inovação do Valor-IV é o estágio mais evoluído da proposta de mudança para as fábricas de calçados, pois que ela amplia o Caráter Sistêmico da Nova Fábrica de Calçados-NFC.
A Inovação do Valor abrange a fase da Co-criação e amplia o processo do Valor, ou seja, expande o conceito de “O Foco da Fábrica é o Foco do Cliente” para uma busca do Valor a partir de um processo sistematizado e fundamentado em Diretrizes de Longo Prazo. A Inovação do Valor fundamenta-se em aumentar continuamente a Utilidade dos calçados para os Clientes e Consumidores e Mercados.
A Melhoria Contínua da Utilidade deve ser entendida como a Melhoria Contínua da Qualidade de Ser Útil. Assim, a proposta da Nova Fábrica de Calçados-NFC, ao Inovar o Valor é tornar os calçados de Utilidade crescente, a partir da Melhoria Contínua da qualidade deste requisito.
Exigências dos ambientes de trabalho e da própria natureza do trabalho deram os primeiros passos para aumentar a Utilidade dos calçados. Este processo ocorreu e ainda ocorre no aperfeiçoamento dos chamados Calçados de Segurança que atingiram elevados níveis de Utilidade. Existe hoje um sistema extremamente bem articulado de Normas Internacionais para a fabricação destes calçados que expandem a sua utilização para a quase totalidade das práticas do trabalho humano, em ambientes desfavoráveis e também quando a natureza do trabalho põe em risco mais elevado, a segurança e a saúde do trabalhador.
É deste patamar de Modelo Mental que parte a Nova Fábrica de Calçados-NFC, ou seja, todo e qualquer calçado, destinado a todo e qualquer uso, deve passar necessariamente pelo processo de Inovação do Valor ou da melhoria significativa da qualidade de sua Utilidade.
Assim Calçados – Infantis, para Jovens e para Adultos, casuais e esportivos -, deverão alinhar-se aos fundamentos da Nova Fábrica de Calçados-NFC, aumentando significativamente a sua Utilidade pela Inovação do Valor a partir da sua construção baseada em fundamentos da Biomecânica, para assegurar a saúde do pé e do corpo Humano.
A Nova Fábrica de Calçados-NFC alinha também os calçados para Idosos, cuja expectativa de vida é crescente pelos avanços da resolutividade da Medicina e pelo seu foco na Promoção da Saúde . A este enorme contingente de pessoas, de alto poder aquisitivo, devem ser também dirigidos os esforços da Inovação do Valor e Aumento da Utilidade dos calçados, permitindo a estas pessoas além do caminhar, a prática saudável de esportes com calçados que protejam eficazmente as partes mais sensíveis dos seus corpos exigidas nestas atividades, preservando e melhorando a sua saúde.
Os caminhos da Inovação do Valor assumidos pela Nova Fábrica de Calçados não terminam por aqui.
Os benefícios da integração dos fundamentos da Biomecânica- leia-se saúde e conforto para o pé e o corpo humano - com a criatividade dos designers a promoção da moda, da criatividade e do fashion, também serão desenvolvidos como fundamentos para a consolidação da Inovação do Valor pela Nova Fábrica de Calçados – NFC.
Assim, é de fundamental importância a Liderança da Nova Fábrica de Calçados – NFC , ter a compreensão de que a Inovação do Valor deve estabelecer um Fluxo de Valor permanente entre esta e os seus Consumidores, gerando permanentemente a renovação de Significados de Valor para os mesmos.
Por outro lado também é vital para ela, a condição da sua Liderança desenvolver e esforçar-se em um processo que forneça de forma clara para todos seus Membros este conceito de Inovação do Valor. É ele que vai fazer a diferença!
Esta concepção fundamenta-se em Visões de Futuro e num olhar permanente para o que se deseja que aconteça neste porvir, onde todos os membros da fábrica passam a identificar as oportunidades oferecidas para agregar os insumos de Valor, tanto à Nova Fábrica de Calçados-NFC como aos Calçados e Serviços e principalmente aos Consumidores e Mercados. A Inovação do Valor deve resultar em valor explícito para esta parte interessada.
Os calçados e serviços disponibilizados e oferecidos com enfoque e concepção sistêmica, devem tornar a Nova Fábrica de Calçados-NFC “desejada” no mercado, em detrimento das demais concorrentes. Estes qualificativos de valorização não são materiais, mas sim relacionam-se à uma escala de Valor a ser conquistada continuamente, identificando a diferenciação gerada frente aos seus concorrentes. Este plus de Valor oferecido é o que vai conquistar os corações e mentes dos Consumidores.
A estratégia e a sua gestão efetiva, está no centro de toda esta conceituação. São ambas que dão sustento à diferenciação pretendida e proporciona a condição de “fazer as coisas” para os clientes e o mercado, onde o Valor passa a ser a moeda de troca.
O reinventar permanentemente o seu Negócio, é uma condição imperiosa, pois define conceitos de comportamentos organizacionais únicos perfeitamente visíveis e tangíveis, fundamentando a auto-sustentabilidade pelo Valor gerado tanto para a Fábrica como para os Clientes e o Mercado.
O Valor tem uma característica intrínseca que não pode ser esquecida pelos gestores: Ele é mutante, migrando daquelas estruturas que se desviaram do caminho de sua geração, para aquelas que momentaneamente são mais sábias
A Migração do Valor não tem hora e nem dá o aviso quando acontecerá!
A Nova Fábrica de Calçados-NFC é portanto uma Inovação do conceito negócio fabricar calçados, onde o seu gerenciamento lhe proporciona a condição de continuamente avançar na capacidade de reter a competência em Inovar o Valor para os seus Clientes e Mercados.
Um fator de suprema importância ligado ao Valor, que facilita o seu entendimento e percepção, é o seu Significado, característica que lhe é inerente. O processo de tomada de decisão dos consumidores é altamente estimulado pela sua capacidade de perceber Significados de Valor inerentes aos calçados que lhes são oferecidos. São os Significados que estimulam os Mapas de Valor dos Modelos Mentais das pessoas. Assim, uma vez identificado que o Significado de Valor oferecido coincide com o Valor Pessoal do consumidor, materializa-se o desejo de aquisição dos calçados ofertado. O que aconteceu foi o alinhamento do Valor oferecido com o Valor pessoal.
A palavra-chave para a Inovação do Valor são os seus Significados para os Consumidores.
A Inovação do Valor deve estabelecer um fluxo desta característica, de modo permanente entre a fábrica e os seus consumidores, que gere permanentemente a renovação de Significados de Valor para os mesmos.
A Nova Fábrica de Calçados-NFC deve ser entendida como um novo patamar de desenvolvimento desta atividade econômica, identificada pelo contínuo inovar do Valor dos seus produtos e serviços agregados, pela antecipação do atendimento das necessidades atuais e principalmente das necessidades latentes e inimaginadas dos seus clientes e consumidores, quanto aos seus desejos, de adequação do seu vestuário aos contextos culturais vigentes – a moda - , de ascensão social pelo bem vestir, de proteção e conforto para os seus pés e de qualidade de vida pela preservação da saúde do pés e do seu corpo. Estes são os Significados de Valor que mobilizam os Modelos Mentais dos modernos consumidores de calçados.
A Nova Fábrica de Calçados-NFC identifica-se por suas virtudes em:
- Ser orientada ou “puxada” por uma Liderança Visionária fundamentada
- Basear a sua ação em estratégias e ações focadas nos Resultados, sejam eles da Inovação do Valor, e a melhoria Contínua da Utilidade para os seus Clientes e Consumidores e os inerentes às necessidades das demais partes Interessadas;
- Ser uma Organização que Aprende, isto é, ter como o fundamento de sua ação, o Aprendizado Pessoal e Organizacional voltado para a Inovação, para a aplicação do conhecimento humano como fundamento da inovação gerencial e tecnológica, otimizando a utilização destes recursos para a geração de diferenciais de Valor dos calçados produzidos e dos serviços a eles incorporados, de modo que a qualificação do Valor esteja em constante evolução a favor da Qualidade da Utilidade dos calçados oferecidos.
- A sua operação está baseada no gerenciamento estratégico dos seus Relacionamentos, não somente com os seus Clientes Consumidores e Mercados para os quais há o repasse dos insumos de Valor, mas também, com as seus Acionistas, com a sua Força de Trabalho ou Colaboradores, com os seus Fornecedores e com a Comunidade onde a Nova Fábrica de Calçados-NFC se insere.
O processo intensivo da Inovação do Valor, impõe para a Nova Fábrica de Calçados-NFC, novos paradigmas de gestão, entre os quais está a medição da Produtividade na Inovação do Valor, ou produtividade na Melhora da Utilidade dos Calçados gerados. Estes novos enfoques gerenciais não devem ser entendidos pela sua liderança como despropósitos ou avanços em gestão desconexas e fora de realidade. Eles são fruto ou manifestação desta contínua ação inovadora que se manifesta e estende também para o gerenciamento da Nova Fábrica de Calçados - NFC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário