quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Capítulo 4

A FÁBRICA QUE APRENDE.

A capacidade de permanentemente Aprender, é certamente uma das, ou senão a mais importante e poderosa Competência a ser desenvolvida pela Nova Fábrica de Calçados - NFC. Levado a este patamar de importância, podemos identificar este fundamento como um conjunto de Habilidades e Atitudes, uma Competência Essencial Organizacional, de modo que esta, por suas características básicas e principalmente por sua condição estratégica, colocará a Fábrica à frente das demais no ambiente dos negócios e do mercado, de modo permanente.


O Aprender seja ele pessoal ou organizacional , desenvolve e estrutura o que se denomina de Conhecimento Tácito, um inventário de conhecimentos inéditos que nenhuma outra fábrica tem. O Aprendizado é como o DNA das pessoas, pois é ele que vai desenvolvendo e estruturando o Conhecimento Essencial, de natureza tácita, como uma decorrência da competência antes referida. Este saber organizacional tem uma característica toda especial, que é o de ser inédito e que nenhuma outra fábrica possui. É, portanto um fator competitivo de altíssimo valor estratégico.


Por outro lado, Chris Argyris, conhecido como um dos mais importantes pensadores e pesquisadores do tema “eficácia pessoal e organizacional”, entende o Aprendizado como uma condição humana ou das organizações sob um enfoque diferenciado e também interessante e que chama a atenção: O Aprendizado é o fundamento da Ciência da Ação, - a Action Science - , ou seja, o autor afirma que é o ato de aprender o mobilizador das pessoas e das organizações, para a Ação. Os ambientes do nosso viver tanto social como o profissional, nos influenciam e pressionam, criando novos fundamentos, princípios e conhecimentos aplicáveis, ganhos estes oriundos do Aprendizado, cujas “pressões” sobre o nossa vontade nos impulsionam a agir, definindo a nossa eficácia tanto pessoal, como organizacional. Se não encontramos o ambiente favorável e aberto ao agir, deixamos de fazê-lo, gerando aquilo que este estudioso do Aprendizado denominou de “Perdas ou Custos Psicológicos”. Estes são na sua maioria das vezes, imperceptíveis e por conseqüência difíceis de serem quantificados. Por esta razão não aparecem nas planilhas de custos, nem são computados nos nossos processos geradores de produtos e serviços. Ao não serem percebidos eles afetam a produtividade pessoal e organizacional de forma dramática, colocando as organizações em condições estratégicas amplamente desfavoráveis no seu mercado. Os Custos Psicológicos derrubam as Competências Competitivas das organizações, sem que estas percebam o mal que padecem. Será que as nossas fábricas de calçados tem considerado esta componente em seus custos?


Um outro aspecto que deve ser considerado quando se fala em Organizações de Aprendizagem, está relacionado ao que denominamos de Saber Profundo, fundamento proposto por W. Edwards Deming, o pai da Gestão pela Qualidade Total. Um dos componentes deste saber, dos quatro apontados por este grande pensador, é o que ele chama de Teoria do Conhecimento. Várias são as colocações que ele faz sobre este fundamento, expressas pelas afirmações:


-A experiência de administrar não serve para melhorar o gerenciamento, a menos que estudada com o apoio de uma teoria;


-Não há conhecimento sem uma teoria. Uma teoria é um modelo mental que implica em uma explicação dos eventos passados e uma previsão de eventos futuros;


-O conhecimento de um exemplo não serve para melhorar o gerenciamento a menos que seja estudado com o apoio de uma teoria . Copiar um exemplo de sucesso sem compreendê-lo com o apoio de uma teoria pode levar a desastres.


Nestas três premissas, o autor insiste em, paralelamente ao Conhecimento, chamar a atenção para a teoria relacionada à sua prática. Esta “teoria” é o resultado do aprendizado, pela aplicação e “uso” do Conhecimento.


Assim, a medida que vamos mobilizando o Conhecimento, seja ele da natureza as mais diversas, com base nas nossas Habilidades e Atitudes vamos aprendendo, e desenvolvendo as chamadas “teorias’, e nos aprofundando cada vez mais nos seus fundamentos deste Conhecimento, de modo que o saber desenvolvido e adquirido vai se qualificando cada vez mais. Caminhamos assim na direção do Saber Profundo.


Portanto, só se alcança esta condição de aprofundamento do saber, pelo Aprendizado. Sem o saber, desenvolvido pelo Aprendizado, o Conhecimento tem pouco valor.


O Saber Profundo a medida que vai se desenvolvendo e isto ocorre quando muitas pessoas estão voltadas ao processo de Aprendizado, agora então coletivo e não mais individual, gera um novo Conhecimento, mais específico às atividades desenvolvidas por estas pessoas. A este conhecimento damos a denominação de Conhecimento Tácito. Assim, o Aprendizado está no centro gerador do Conhecimento Tácito, daí a sua condição de ser o recurso estratégico de mais alta relevância para a Nova Fábrica de Calçados-NFC. A estratégia de sustentabilidade desta, está fundamentada na sua condição de transformar-se numa Organização de Aprendizado ou numa Learnig Organization.


Avançando neste tema, é importante ressaltar que o Conhecimento Tácito gerado ao longo dos últimos quase quarenta anos, e que está distribuído e armazenado em trabalhos desenvolvidos e disponibilizados em bibliotecas e outras mídias do setor, e principalmente representado pela experiência e vivência dos profissionais que participaram ativamente do ciclo das exportações brasileiras de calçados, e que estão perfeitamente aptos para a disseminação deste Conhecimento , representa um patrimônio incomparável tanto em Valor como em Conteúdo, sem similar e inexistente em qualquer outra parte do nosso Planeta. É este Conhecimento Tácito que a Nova Fábrica de Calçados -NFC quer e deve otimizar, como fundamento de diferenciação, para enfrentar vantajosamente os desafios das novas propostas globais do negócio calçados propostos pela Nova Economia- vide o capítulo 1/6 desta seqüência de trabalhos-.


. Aprendizado pode ser identificado por sua natureza intrínseca em duas maneiras de se manifestar:


A Aprendizado é identificado como Adaptativo, quando as fábricas incorporam e se alinham a um novo status tecnológico emergente, a partir de processos de aquisição e absorção de tecnologias disponibilizadas pelo ambiente externo – fornecedores de máquinas, equipamentos, materiais de fabricação e fornecedores de outros insumos de fabricação - e, por deficiências gerenciais internas adotam estas novas tecnologias sem uma análise crítica para identificar como esta aquisição pode contribuir para os avanços da diferenciação competitiva, e sem um planejamento para implementar estas melhorias, gerando então uma simples adequação da tecnologia adquirida, ao atual status tecnológico praticado pela fábrica. Tem-se então uma adaptação tecnológica – daí o nome de Aprendizado Adaptativo - , sem maiores repercussões nos avanços da capacidade competitiva da fábrica. O Aprendizado, mesmo acontecido, por ser de adaptação, pouco ou nada contribuiu.


Esta é sem dúvida a maior característica deste tipo de Aprendizado, que sob o ponto de vista econômico acaba inviabilizando tanto o processo de melhoria tecnológica, como gerando fatores de vulnerabilidade e de risco para a sustentabilidade da fábrica.


Se identificarmos o Índice de Utilização do Potencial Tecnológicos Disponibilizado, como a medida da utilização das mais diversas tecnologias adquiridas pelas nossas fábricas de calçados e fábricas de componentes, nos últimos anos, na forma de máquinas, equipamentos, sistemas e máquinas automatizados baseados na TI , de sistemas CAD, e de novos processos de fabricação, qual seria a quantificação do mesmo ? 40%, 50% ou qual seria seu verdadeiro valor ? . Nossa experiência nos diz este índice é baixo e se fosse quantificado deixaria muitas pessoas preocupadas. Este é o lado improdutivo do Aprendizado quando ele é Adaptativo.


O Aprendizado Adaptativo é uma expressão que a Nova Fábrica de Calçados - NFC quer eliminar do dicionário do seu dia-a-dia operacional.


O Aprendizado Generativo identifica o aprender e gerar novas formas de pensar a fabricação de calçados, inéditas preferencialmente, possibilitando avançar nos fundamentos dos processos de sua geração, desenvolvendo Competências Diferenciadoras que são fundamentais para a Nova Fábrica de Calçados - NFC.


O Aprendizado Generativo enfatiza e foca os relacionamentos e a integração, dos fatores estruturais da fábrica, dos seus processos, das máquinas, dos departamentos e das pessoas, abandonando as análises centradas nas partes e componentes estruturais da fábrica.


No capítulo 2/6 “A fábrica dos relacionamentos”, foi enfatizado a necessidade do foco da Nova Fábrica de Calçados-NFC ser o foco do cliente e do consumidor, onde um dos resultados esperados é aquele onde os clientes e consumidores em conjunto com a Nova Fábrica de Calçados-NFC, Co-criam Valor, a partir dos seus relacionamentos.


O Aprendizado Generativo não termina, quando se conclui o trabalho com os clientes e consumidores na busca do Valor pelo processo de co-criação. Este foi certamente o primeiro passo de um longo caminho da geração de Valor para estas partes interessadas.


Em todas as etapas do processo de fabricação do calçado desenvolvem relacionamentos que devem assegurar a manutenção dos fundamentos básicos do processo da co-criação do Valor acontecido. Deste modo, os processos de modelagem dos calçados a partir dos seus operadores, os modelistas e técnicos especialistas , internalizam os requisitos de Valor, co-criados.


Avançando, relacionamentos são restabelecidos entre os processos de modelagem e os processos produtivos no sentido da implementação do Valor Co-criado. Os processos de modelagem devem demonstrar a competência de parametrisar o Valor co-criado e repassá-lo para os processos produtivos. De igual modo estes devem demonstrar efetividade no sentido de assegurar que o Valor co-gerado será repassado para os calçados fabricados.


Avançando neste conceito, os relacionamentos devem evoluir para novas estruturas de fabricação onde:


- A Tecnologia da Informação representada pelos sistemas CAD e pelas máquinas e equipamentos com aplicações de CNC, não deva ser vista como a geradora de “ilhas de tecnologia” mas sim, integradora dos processo produtivo dos calçados, com base em relacionamentos funcionais e operacionais. Esta condição é absolutamente necessária, pois o indicador que mede o nível de utilização dos recursos da Tecnologia da Informação disponibilizados nas organizações, denominado de Utility Computing, mundialmente não passa do valor de 30%. Isto significa um baixíssimo nível de utilização de tão importante recurso .


- O tradicional processo produtivo dos calçados migre da sua atual visão de linearidade, identificada nas Linhas de Produção estruturadas por setores - setor de corte, setor de preparação e costura, setor de montagem-, para Redes de Fabricação, desdobradas por sua vez em redes operacionais menores, baseadas em processos. A lógica da linearidade deve ceder lugar a uma estratégia de fabricação baseada em relacionamentos entre os requisitos exigidos para a fabricação dos calçados e os requisitos de fabricação oferecidos por estas redes operacionais, a partir dos operadores, das máquinas e dos equipamentos estruturados na forma de células de relacionamentos. É o que se denomina de manufatura celular.


-O desenvolvimento de produto, hoje identificado como o departamento de modelagem não seja uma área estanque, mas sim, uma etapa da fabricação, integrada ao processo gerador dos calçados, de modo que a sua eficácia seja avaliada por seus relacionamentos e sua capacidade de integração aos processos geradores dos calçados e pela disseminação do Valor co-criado com os clientes e consumidores, por toda a fabricação.


- O planejamento dos recursos de fabricação elaborado com base na Tecnologia da Informação, seja integrado ao processo produtivo dos calçados, pelo seu gerenciamento operacional local, desenvolvido pelos próprios operadores dos processos operacionais, os quais atuarão gerenciando as restrições ou os “gargalos” à continuidade dos processos de fabricação, Estes também gerenciarão a Função Perdas, localmente. Todo este esforço está centrado em assegurar a continuidade, sem interrupções, do fluxo de Valor que foi projetado no processo de Co-criação do Valor.


-Os processos do desenvolvimento de produtos sejam estruturados por uma estratégia de engenharia simultânea que gerencie e integre ferramentas e processos de geração de novas linhas de calçados, como as Redes PERT, a Análise de Valor e a ferramentas para o Desdobramento da Função Qualidade.


Porém, não se esgotam aqui os propósitos de avanços em Produtividade e Qualidade propostos pela Nova Fábrica de Calçados- NFC a partir do Aprendizado Generativo.


O estágio mais adiante proporcionado pela evolução deste patamar de aprendizagem refere-se à condição da Fábrica, orientar suas ações estratégicas com base na sua capacidade de identificar Significados, principalmente aqueles disponibilizados pelas ações, atitudes e manifestações pessoais dos Clientes e Consumidores, tanto no processo de Co-Criação do Valor, como também ao longo da etapa do uso dos calçados. O desenvolvimento desta Competência Essencial, colocará a Nova Fábrica de Calçados- NFC ‘nos mais elevados níveis, de Eficácia Competitiva e de posicionamentos em seus mercados.


Todo este elenco de oportunidades e o longo caminho que se desenham, estão relacionados ao que foi colocado nas abordagens iniciais que trataram do Saber Profundo, ou seja a Nova Fábrica de Calçados- NFC é uma fábrica do Saber Profundo em identificar, co-gerar, projetar, fabricar, entregar e manter o Valor desejado pelos Clientes e Consumidores.


A evolução do Aprendizado Generativo, vai desenvolvendo e consolidando um novo “jeito” de pensar, formando uma cultura que evoluí e se dissemina por toda a fábrica. A busca permanente e sistemática pela geração do Valor, consolida-se como um pensamento organizacional focado neste propósito. Toda a proposta que colida com esta forma de pensar é abandonada e rejeitada. A evolução e o desenvolvimento - a melhoria contínua da forma de pensar, dentro do conceito de Qualidade Total - do pensamento focado no Valor resulta no que convencionalmente foi denominado de Pensamento Enxuto, o Lean Thinking.


O Pensamento Enxuto, resultado da consolidação do Aprendizado Generativo, gera a produção enxuta que é o fundamento da estruturação dos processos, de concepção, de fabricação, de entrega, do acompanhamento do desempenho e dos relacionamentos com os Clientes e Consumidores voltados para a geração e manutenção e aperfeiçoamento do Valor .


Os calçados oferecidos pela Nova Fábrica de Calçados- NFC deixarão cada vez mais de ser, calçados como tradicionalmente conhecemos, para serem Significados de Valor entregues aos Clientes e Consumidores.

A estratégia do Valor , o Aprendizado Generativo, a Organização de Aprendizagem ou a Learning Organization, o Pensamento e Fabricação Enxutos, Engenharia Simultânea, a Teoria das Restrições, a Função Perdas, e todas as suas decorrências e conseqüências, são seguramente uma poderosa alternativa que as fábricas de calçados poderão adotar, estruturando as suas Nova Fábrica de Calçados –NFC, para enfrentar vantajosamente as propostas predatórias da Nova Economia. A decisão está nas mãos de suas Lideranças

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