FABRICANDO CALÇADOS INTELIGENTES
Parte 1-CALÇADOS INTELIGENTES: UMA NOVA VISÃO DO CONCEITO DE CALÇADOS
Calçados Inteligentes devem ser entendidos como,
“O conceito de Produtos e Serviços integrados, fornecidos pela Nova Fábrica de Calçados-NFC, a partir da prática de sua uma Visão Sistêmica, identificados por seu Alto Desempenho, que antecipam o atendimento das necessidades atuais, latentes e potenciais das pessoas (tanto os consumidores como os ainda não consumidores), necessidades estas relacionadas à:
1. Adequação do seu vestuário ao contexto cultural existente, ou por se realizar.
2. Proteção e conforto para os seus pés
3. Promoção da saúde para o seu corpo e para os pés especificamente.
4. Sendo pensados e gerados a partir do gerenciamento estratégico dos processos relacionados.
5. À co-geração do seu Valor, pela participação ativa dos consumidores e os ainda não consumidores.
6. Aos novos formatos de relacionamentos da Nova Fábrica de Calçados-NFC com, acionistas, consumidores e os ainda não consumidores, colaboradores, fornecedores , comunidade e concorrentes.
7. Às tecnologias de fabricação e dos materiais de fabricação
8. Aos fundamentos da Promoção da Saúde e da biomecânica, aplicados à fabricação de calçados e à geração de serviços integrados aos mesmos.
9. Ao projeto sem falhas.
10. À temporalidade do projeto- no tempo certo.
11. Á produção enxuta.
12. Ao projeto e manufatura apoiados pelo computador.
13. Ao planejamento dos recursos de fabricação.
14. À integração da rede de fornecimentos-geração-disponibilização dos calçados, focada na geração e inovação do Valor, que se estrutura pelos relacionamentos dos processos de fornecimento dos insumos básicos, da geração e fabricação dos calçados e da sua disponibilização para os Clientes, os Consumidores, os Ainda Não Consumidores e Mercados.
15. À aquisibilidade e temporalidade de sua oferta.
= sendo disponibilizados aos consumidores e os ainda não consumidores nos locais de uso, em tempo real;
=sendo utilizados pelos consumidores e os ainda não consumidores de forma a se constituírem em fatores de promoção de sua Saúde;
=proporcionando reais e efetivos ganhos, de Cooperação e Aprendizado e de Produtividade Integrada para as células ou componentes da Rede de Cooperação e Aprendizado responsável pela geração e consumo destes conceitos e identificada pela cadeia: Fornecedores,<->Fábricas de calçados<->Consumidores e os Ainda não Consumidores;
RESULTANDO,
=em identificados ganhos econômicos e financeiros de Autosustentabilidade e ganhos diferenciadores de Competitividade para esta Rede de geração e disponibilização destes calçados;
=em identificados ganhos de Qualidade de Vida e Longevidade, para os consumidores e os ainda não consumidores destes calçados;
e ASSEGURANDO a,
= Autosustentabilidade do ecossistema formado pela Rede de Cooperação e Aprendizado e o ambiente natural onde a mesma se insere, a partir de calçados construídos de forma ecologicamente correta ; .
Este minucioso e detalhado conceito do que se convencionou chamar de “Calçados Inteligentes” abre as portas das oportunidades para viabilizar o empreendimento A Nova Fábrica de Calçados-NFC, frente aos desafios da Nova Economia descritos detalhadamente no capítulo 1/6 desta série.
Parte 2 - A NOVA FÁBRICA DE CALÇADOS-NFC COMO UMA REDE DE MACROPROCESSOS
Certamente um dos mais importantes fatores que impulsiona esta proposta de fábrica é apresentado por Peter Drucker na sua obra “Uma era de Descontinuidade, Orientações para uma sociedade em mudanças”, onde o Autor coloca: “O primeiro sinal da necessidade de inovações importantes é aquele que, para os economistas, foi comum durante mais de um século: o declínio da Produtividade do Capital numa indústria importante”
O Capital aqui colocado, deve ser entendido na sua mais ampla expressão e conceito, ou seja, ele expressa-se pelos fatores econômicos como marca, máquinas, equipamentos, prédios, matérias primas e materiais auxiliares, tecnologias, instalações, recursos financeiros e demais insumos econômicos e os recursos inerentes às pessoas voltados para viabilizar este Capital ou seja, as competências técnicas e gerenciais, a disposição para a inovação, o Conhecimento e a capacidade de transformar este Conhecimento em fatores tangíveis na forma de resultados para a viabilização da sustentabilidade das fábricas de calçados não somente sob o ponto de vista Econômico, mas também Ambiental e Social.
A Nova Fábrica de Calçados-NFC fundamenta-se no primado do aumento da Produtividade deste Capital acima identificado e descrito.
Para a viabilização desta proposta de evolução, o requisito básico é fundamentá-la no princípio da Melhoria Contínua proposta por Deming, o pai da Gestão pela Qualidade Total. Deste modo o Resultado maior desta fábrica de assim pensada e conceituada são Calçados Inteligentes, anteriormente conceituados.
Para tornar efetivo o princípio da Melhoria Contínua, a Nova Fábrica de Calçados-NFC se estrutura como uma Rede de Macroprocessos organizados segundo uma visão sistêmica conforme o apresentado na Figura 1 e descritos no quadro abaixo.
1-Macroprocessos de Desenvolvimento e Aprendizado das Pessoas;
2-Macroprocessos dos Produtos e Serviços – geração dos Calçados Inteligentes e seus serviços agregados;
3-Macroprocessos de atendimento das necessidades dos Consumidores e os ainda Não Consumidores identificado, pela Co-geração de Valor e atuação no Foco destes Consumidores Não Consumidores.
4-Macroprocessos relativos aos Resultados para Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social.
I-MACROPROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DAS PESSOAS:
Estes macroprocessos focam ou voltam-se para o Desenvolvimento das Competências Pessoais e Técnicas das pessoas envolvidas na Nova Fábrica de Calçados-NFC, ou seja,
-As Lideranças, sua Diretoria;
-As pessoas que formam as lideranças dos níveis mais elevados do gerenciamento dos macroprocessos básicos que compõe a Rede;
-As pessoas que formam as lideranças operacionais dos processos que compõem cada um dos macroprocessos; ;
-Os Operadores dos processos de fabricação dos calçados e geração de serviços agregados das células de processos, para o atendimento dos Consumidores e os ainda Não Consumidores.
Pela Educação nas Áreas do Conhecimento:
1-Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico;
2-Desenvolvimento da Visão Orgânica dos Sistemas;
3-Desenvolvimento da Liderança;
4-Desenvolvimento da Visão de Futuro e de Longo Prazo;
5-Desenvolvimento do Pensamento Estratégico;
6-Desenvolvimento do Aprendizado Pessoal e Organizacional e Cooperativo;
7-Desenvolvimento da Sociologia da Cooperação;
8-Desenvolvimento dos Fundamentos da Cooperação;
9-Desenvolvimento do Inventário Interpessoal e Interprocessual;
10-Desenvolvimento do Pensamento Enxuto ”Lean Thinking”;
11-Fundamentos da Promoção da Saúde aplicadas ao desenvolvimento de calçados;
12-Desenvolvimento dos fundamentos do Aprendizado Organizacional.
II-MACROPROCESSOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS-GERAÇÃO DOS CALÇADOS INTELIGENTES
São estes que os que desenvolvem o conceito de Calçados Inteligentes transformando-os em produtos e serviços agregados.
Estes Macroprocessos aplicam as tecnologias de Gestão :
1-Baseadas no Pensamento Enxuto – Lean Thinking - na sua mais a sua mais ampla abrangência fundamentando o modelo Toyota de produção, com a utilização de:
- just in time;
- kanban;
- set-up rápido de Redes de Produção e de ferramentas;
- manufatura celular;
2-Uso de metodologias de simulação apoiadas pelo computador, projetando e avaliando situações especiais dos processos de fornecimento dos calçados inteligentes e dos seus serviços agregados;
3-Aplicação da Teoria das Restrições e Tecnologia de Programação Linear e Programação Inteira apoiadas pelo computador, para identificar os gargalos nos fluxos do desenvolvimento do conceito de Calçados Inteligentes e seus serviços agregados;
4-Desenvolvendo o conceito de Calçados Inteligentes pela aplicação das Ciências e Tecnologias da Biomecânica e da Medicina enfocando o Conforto e a Promoção da Saúde para o pé e o corpo humano; cada vez mais saudável;
5-Projeto sem falhas: Calçados inteligentes que respondam o mais rapidamente às necessidades dos Consumidores e dos ainda Não Consumidores, através do projeto sem falhas, utilizando:
- QFD: quality function deployment
- FMEA: failure mode and effect analysis
- PERT: Program Evaluation and Revue Technique
- Engenharia Simultânea.
6-Maximização do Valor: no projeto, produção e distribuição de Calçados Inteligentes, a partir da aplicação de técnicas de Análise de Valor;
7.1-Planejamento dos Recursos de Fábrica: Calçados Inteligentes são produzidos por manufatura celular orientadas para as competências operacionais, em um sistema de Cooperação intra-processos , onde os operadores – como cooperados- podem dedicar-se a maximizar as suas competências em desenvolver e gerar Calçados Inteligentes;
7.2-Planejamento dos Recursos de Fábrica: Redes de manufatura por processos flexíveis e integradas pela Tecnologia da Informação- TI, utilizando o ERP;
8-Processos de fabricação apoiados pelo computador:
–CAD: para o projeto dos Calçados Inteligentes;
-CNC: para a geração dos Calçados Inteligentes.
9-Integração de processos de fabricação e distribuição utilizando a logística integrada, fornecedores <-> Nova Fábrica de Calçados <-> Consumidores e os Ainda não Consumidores.
10-Gestão da Cadeia Integrada de Suprimentos;
11-Gestão do Ecossistema identificado pela rede de Macroprocessos que constituído pela Nova Fábrica de Calçados-NFC seus fornecedores e os consumidores e os ainda não consumidores onde estão também os varejos que facilitam e intermediam o acessos destes consumidores e os ainda não consumidores, ao Calçados Inteligentes.
III-MACROPROCESSOS DE ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES, DOS CONSUMIDORES E OS AINDA NÃO CONSUMIDORES IDENTIFICADOS PELA CO-GERAÇÃO DE VALOR E PELA ATUAÇÃO NO FOCO DESTES CONSUMIDORES E OS AINDA NÃO CONSUMIDORES:
Estes macroprocessos identificam-se pelos:
1-Relacionamentos sensíveis e de integração com os Consumidores e os Ainda Não Consumidores -a prática da transdisciplinaridade – para a co-geração do Valor e Melhoria Contínua do conceito de Calçados Inteligentes e serviços agregados;
2-Educação dos Consumidores e os Ainda Não Consumidores na Promoção da Saúde com base na utilização orientada dos Calçados Inteligentes.
3-Programas de Melhoria da Qualidade de Vida dos Consumidores e os Ainda Não Consumidores;
4-Aperfeiçoamento da ação de focar a ação da Nova Fábrica de Calçados –NFC, no foco dos Usuários e os ainda não usuários dos calçados.
IV-MACROPROCESSOS RELATIVOS AOS RESULTADOS PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, AMBIENTAL, E SOCIAL:
Realização de Resultados que contemplam:
1- A Auto-sustentabilidade econômico-financeira da Nova Fábrica de Calçados-NFC;
2-A Auto-sustentabilidade do Ecossistema estruturado pela Nova Fábrica de calçados-NFC, os seus fornecedores, a fábrica, os lojistas e os seus Consumidores e os Ainda Não Consumidores. ;
3-O Social, pelos resultados de Promoção da Saúde , identificados pelos ganhos de Qualidade de Vida:
-dos Consumidores e os Ainda Não Consumidores.
-dos Membros da fábrica;
4-Resultados de Promoção da Responsabilidade e do Desenvolvimento Social do Ambiente onde a fábrica se insere;
5-Resultados da Promoção da Excelência em todas as manifestações tanto internas como externas da fábrica;
6-Resultados de Inovação voltados para o aperfeiçoamento dos Calçados Inteligentes;
7-Resultados do Desenvolvimento Político da comunidade ou ambiente onde a fábrica se insere;
8-Demais Resultados considerados relevantes pelas Lideranças da Rede;
V-MACROPROCESSOS DE INOVAÇÃO E DE DIFERENCIAÇÃO, FUNDAMENTADAS NO CONCEITO DE CALÇADOS INTELIGENTES:
A Inovação abrangendo todos os Macroprocessos constituintes da Rede, deve identificar-se como um Fator de Auto-sustentabilidade e do aperfeiçoamento do conceito de Calçados Inteligentes.
Estas Inovações deverão identificar-se preferencialmente por serem Disruptivas, rompendo com o status-quo existente tanto de conceitos como de processos de fabricação e atendimento das necessidades dos Consumidores e dos Ainda Não Consumidores.
Parte 3- AS REDES DE COOPERAÇÃO E APRENDIZADO COMO UMA EXPANSÃO DO CONCEITO DE CALÇADOS INTELIGENTES
Como o propósito da Nova Fábrica de Calçados-NFC é o aumento contínuo da Produtividade do Capital, como o descrito no início deste texto, uma estratégia extremamente poderosa para a busca deste propósito, são as Redes de Cooperação e Aprendizado.
As Redes de Cooperação e Aprendizado tem como premissa básica, alcançar pela Cooperação e pelo Aprendizado mútuo, a Integração Sistêmica das Competências Essenciais de cada uma das Unidades constituintes da Rede, como o fator preponderante da proposta de aumento da Produtividade do Capital desejada.
Estas Redes, assumem a mesma condição de distribuição dos Macroprocessos como está apresentado na Figura 1, com uma série de ganhos competitivos, ou seja:
1-A flexibilização da capacidade de articular a Rede de Macroprocessos aumenta, pois as alternativas estratégicas desta articulação são multiplicadas enormemente em função dos componentes da Rede;
2-A viabilização do processo de Inovação é facilitada pela maior escala oferecida pela Rede;
3-Os recursos e ações descritos anteriormente para os Macroprocessos são mais facilmente viabilizados pela maior escala oferecida pela Rede;
4- As restrições ou gargalos dos processos operacionais são mais facilmente identificados e principalmente eliminados;
5- A Integração Sistêmica das Competências Essenciais é facilitado pelo maior universo de Competências Essenciais disponíveis;
6-Os ganhos de escala nos fatores de realização da Sustentabilidade da Rede são multiplicados;
7-A capacidade de absorção de novas tecnologias de fabricação de calçados é aumentada consideravelmente pela maior escala que a Rede oferece;
9-A viabilidade da Co-geração do Valor com os Consumidores e os Ainda Não Consumidores é ampliada significativamente.
Todos estes ganhos são possíveis pois a Rede de Cooperação e Aprendizado organiza-se como uma grande Nova Fábrica de Calçados-NFC.
As Redes de Cooperação e Aprendizado, a partir de pressuposto de atuarem como se fosse uma única Nova Fábrica de Calçados-NFC, adotam Diretrizes Fundamentais comuns, expressas por uma Visão, Valores, Missão e Políticas, comum para todos os componentes da Rede.
A partir deste pressuposto é desenvolvida também uma estratégia comum de atuação “em bloco”, isto é, desenvolvem e implementam uma estratégia única para toda a Rede de Cooperação e Aprendizado e aprendem juntos o desenvolvimento do processo de gestão desta estratégia .
Não deve ser esquecido que, e é importantíssimo que se ressalte, uma profunda formação e prática de todos os componentes da Rede, nos fundamentos do Cooperativismo e da prática da Sociologia de Cooperação pelos mesmos, como fundamento desta ação de cooperar, disseminada por toda a Rede.
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